Sobre esta entrada:

Reclamando de Boca Cheia

Tenho frequentando DIRETAMENTE a comunidade de D&D 4th do orkut ultimamente, e depois de uma certa quantidade de posts respondendo as pessoas e colocando um “outro” lado da visão de D&D 4th, cheguei a seguinte conclusão.

Muita gente entrou no “ramo” do RPG a pouco tempo, e não está acostumado a “comprar” livros de RPG, pessoas que não vieram da “geração xerox“, que não lutaram para importar “aquele livro em inglês“, que não vibraram ao ver um “Gurps 2ªEd.” em português.

Falando assim estou parecendo um velho, apesar de não ser, mais eu peguei essa essência, essa “alma” de jogador. E vejo que essas pessoas que entraram no RPG com D&D 3rd acabaram por gastar uma BOA quantidade de dinheiro em um “investimento“, e agora com a 4th edição terão que comprar novos livros, e por isso estão procurando “chifres em vaca“.

Essa é a sensação que sinto, pois muitos falam de que “quando o pessoal mudou de AD&D para D&D 3.0” acharam o trabalho fabuloso.

Agora pensa comigo, você comprava um livro velho, feio, com páginas simples (sem acabamento) e uma capa dura fina onde tinha escrito em vermelho “Dungeons And Dragons“, e então olha na pratileira um livro de ALTA qualidade, com uma capa que chama atenção, com paginas de ALTA qualidade (papel couche, com brilho, gramatura boa, etc.) você percebe uma “evolução” da coisa, um “desejo” de ter.

E agora o desejo acabou, pois os livros irão para a gaveta, junto com os livros de AD&D. E sabe o que é melhor, teremos que nos acostumar, e começar a saber quais livros comprar e quais livros usar. Eu mesmo tenho em casa alguns livros de D&D 3.5, comprei os que achava necessidade (em geral livros de Cenários, e Livro de Monstros), e percebe, todo o dinheiro que investi, eu já estava “sabendo” que uma hora iria acabar o 3.5, cedo ou tarde.

Então, por isso eu tenho minha opnião de que os jogadores de D&D de hoje estão reclamando de boca cheia, pois estão sentindo que terão que comprar os livros de D&D denovo.

Bem desculpem a quem eu acabar ofendendo, mas estava querendo colocar isso de alguma forma.

Cya

Em sexta-feira, 27 de junho de 2008 ás 7:37 na categoria Opiniões & Reflexões. Você pode acompanhar os comentários desta entrada através do RSS. Você pode comentar este post, ou um trackback de seu próprio site.

14 Respostas a “Reclamando de Boca Cheia”

  1. AlessandroNo Gravatar 27 de junho de 2008 ás 20:35

    Não tenho como discordar de sequer uma palavra do que você disse!
    Os jogos devem evoluir e esta foi uma excelente evolução. Seja para os jogares, que ganharam mais opções, seja para o mestre que teve sua vida facilitada.
    Os meus livros de 3.5 já estavam caindo aos pedaços devido ao excesso de uso.
    Sim, eles mudam, nos fazem comprar novos livros. Depois de 8 anos? E os outros jogos mais novos, quantas edições tiveram (sim, vampiro, estou falando de você – que, aliás é um ótimo jogo)?
    Comprei os pack de 3 livros sem sentir dó ou remorso e estou me deliciando com os livros cheirando a novos (mesmo tendo baixado previamente os pdf).
    Quando é videogame ninguém reclama, só quer saber do novo, né? “Uau, lançaram o PS3, tenho que comprar…”.

  2. LucasNo Gravatar 27 de junho de 2008 ás 21:21

    acho que eu nem devia postar aqui, mas enfim….

    eu recebo 415 reais por mês (menos se contar os descontos e as contas à pagar), quem acha que eu comprei os livros de 3 edição levanta a mão… até hj estou com os do meu primo emprestado…

    e os da 3.5? naum vi nem a cor… (na verdade vi através das cópias pdf)

    quem acertar essa ganha uma mariola: vcs acham que eu compro os livros da 4th?

  3. LucasNo Gravatar 27 de junho de 2008 ás 21:26

    e sim… realmente tem quem reclame de barriga cheia…

    ps: vaca TEM chifre

  4. K'No Gravatar 27 de junho de 2008 ás 21:49

    Oras, é só vc vender seus livros antigos, juntar mais uns trocados e comprar o D&D 4th. Como muita gente faz com a Telesena do tio Silvio.

  5. K'No Gravatar 27 de junho de 2008 ás 21:49

    Oras, é só vc vender seus livros antigos, juntar mais uns trocados e comprar o D&D 4th. Como muita gente faz com a Telesena do tio Silvio.

  6. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 28 de junho de 2008 ás 17:28

    Lucas,

    Eu não recebo NADA, pois estou desempregado, mais mesmo assim já tenho um dinheiro guardado para os livros.

    E sim os livros são caros, pois tem qualidade.
    Você viu a quantidade de playtesters ?
    Teve muito mais gente envolvida nesse jogo que quando o Monte Cook estava (não estou reclamando, o 3.5 foi lindo, e ainda tem todo o seu charme).

    Mais o que estou querendo dizer é:

    “Se vc ficar um final de semana em casa, você economiza uns R$10,00… Deixa de comer aquele X-Salada nas quartas-feiras, economiza mais R$15,00… e por final, faz UMA hora extra todo dia, aumenta a renda do seu salario em pelo menos uns R$100,00 por mes… e olha só, cada livro tem mais ou menos esse valor”

  7. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 28 de junho de 2008 ás 17:28

    Lucas,

    Eu não recebo NADA, pois estou desempregado, mais mesmo assim já tenho um dinheiro guardado para os livros.

    E sim os livros são caros, pois tem qualidade.
    Você viu a quantidade de playtesters ?
    Teve muito mais gente envolvida nesse jogo que quando o Monte Cook estava (não estou reclamando, o 3.5 foi lindo, e ainda tem todo o seu charme).

    Mais o que estou querendo dizer é:

    “Se vc ficar um final de semana em casa, você economiza uns R$10,00… Deixa de comer aquele X-Salada nas quartas-feiras, economiza mais R$15,00… e por final, faz UMA hora extra todo dia, aumenta a renda do seu salario em pelo menos uns R$100,00 por mes… e olha só, cada livro tem mais ou menos esse valor”

  8. Ricardo RodriguezNo Gravatar 29 de junho de 2008 ás 16:40

    Tem uma outra coisa bem simples e fácil de fazer: Comprar os livros em conjunto ao grupo de jogadores.

    Fiz isso na 3ª edição (desculpem mas pulamos a 3.5) e vamos fazer o mesmo com a 4ª edição.

    Ta certo que tem sempre os contras que batem a poeira do AD&D e se acham o máximo (ui) mas eles ficam envergonhados e com muita raiva quando se aproximam a mais 1,5 metros de um livro novo (Vontade CD 15) ^_^.

    E eu concordo plenamente com o Alessandro, nego não reclama de pagar R$$$ por jogos e consoles de video game sendo que nem sempre estes tem diversão e interação garantida.

  9. LucasNo Gravatar 29 de junho de 2008 ás 18:56

    eu naum discordei plenamente do tópico Jeferson, mas fiquei me coçando pra mostrar minha realidade que deve ser a de muitos tbm…

    E pra falar a verdade dá até um pouco de inveja de sua situação, pq eu não tenho a liberdade de não trabalhar e conseguir deixar um dinheiro guardado para esse fim (na verdade seria inconcebível). Eu tenho orgulho de ter em minha estante livros e suplementos de AD&D, entres outros. Mas a situação muda, não há como depender sempre da família…

    E tbm não é tão simples assim… tem o momento em que, infelizmente, aparecem prioridades e obrigações que não há como deixar de lado por causa do nosso HOBBY favorito. Eu gostaria que minha vida fosse mar de rosas, mas não é assim…

    E pra fechar: vou ter que me contentar mesmo é com as cópias piratas, que não vejo diferença nenhuma entre elas e pegar um livro original e tirar fotocópia (leia-se “xerox”)

  10. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 29 de junho de 2008 ás 23:03

    Lucas,

    Acho que acabei me expressando mal, e agora lendo o meu comentário, pareceu até mesmo que estava tentando “puxar briga”, peço desculpas e agradeço a sua paciencia.

    Bem, eu não tenho nada contra a geração Xerox, eu mesmo estou juntando uns trocos aqui (fazendo uns trabalho FreeLancer) para tirar um Xerox dos livros, afinal NINGUEM merece DESTRUIR os livros levando em mochila, colocando em cima de uma mesa com Coco-Cola derramada e talz…

    Espero que tenha a possibildade de ter um Box com os 3 livros basicos em casa, se possivel até a versão já traduzida (a Devir prometeu para o final do ano), pois a 4th é um jogo que gostaria que TODOS jogassem!

    Abraços

  11. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 29 de junho de 2008 ás 23:03

    Lucas,

    Acho que acabei me expressando mal, e agora lendo o meu comentário, pareceu até mesmo que estava tentando “puxar briga”, peço desculpas e agradeço a sua paciencia.

    Bem, eu não tenho nada contra a geração Xerox, eu mesmo estou juntando uns trocos aqui (fazendo uns trabalho FreeLancer) para tirar um Xerox dos livros, afinal NINGUEM merece DESTRUIR os livros levando em mochila, colocando em cima de uma mesa com Coco-Cola derramada e talz…

    Espero que tenha a possibildade de ter um Box com os 3 livros basicos em casa, se possivel até a versão já traduzida (a Devir prometeu para o final do ano), pois a 4th é um jogo que gostaria que TODOS jogassem!

    Abraços

  12. AlessandroNo Gravatar 30 de junho de 2008 ás 12:56

    Olha, acho que o ponto principal do post, pelo menos o que eu extrai, foi o das pessoas reclarem da nova edição justamente por conta de dinheiro. Daí meu comentário sobre o video-game.

    Circulou um montão de críticas por aí a respeito deste novo sistema (antes de surgir por completo) dizendo que era apenas um caça-níquel. Diversos outros RPGs fizeram bem mais edições em cinco anos de vida que o D&D em toda a sua história e nada mais justo que o jogo se atualizar para chamar novos fãs.

    O que Lucas disse a respeito do dinheiro, passei também. Não comprei os livros da 3.5 quando saíram em inglês, ao invés disso baixei o SRD, diagramei no word (ai) e imprimi, depois eu viria a ganhar a versão traduzida de um amigo. Os demais livros baixei via internet e não acho que realmente compensava comprar o complete arcana, por exemplo, pra utilizar um feat, uma prestige e uma ou duas magias. Já os livros básicos considero indispensáveis devido ao excesso de consulta que é feita (seja de regras ou dos feats/skills/classe que são básicas mesmo).

    E sinceramente, embora o SRD esteja mais fechado nesta edição eu creio que a Wizards, com o D&D Insider viu que não tem como combater a pirataria online de livros e resolveu atacar em outra frente. E isso falando de States que os livros são baratinhos. Já a realidade do Brasil é outra, como o Lucas deixou bem claro com seu salário. O livro (e não falo só o de RPG não) é um produto caro e proibitivo aqui nesta terra tupiniquim.

  13. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 30 de junho de 2008 ás 13:16

    Bem Alessandro,

    Eu não discordo de você. E adiciono mais umas palavras.
    A mensalidade do D&D Insider é cara, e acredito que nem todos terão a “cacife” para pagar.

    Sobre a Diagramação da SRD, olha o meu caso, eu fiz varios pequenos livros (pequenos mesmo em tamanho A5 – metade de uma folha A4/Sulfite) e diagramei TUDO, com margens, bordas, ilustrações (as que foram liberadas pela wizards) e todo o resto.

    Ao total eram exatos 9 livretos, contendo tudo o que precisava. Mais ainda assim continuo levando o “carniça” (Apelido carinhoso para o meu livro do jogador, que pelo apelido já se pode imaginar o estado) para as aventuras que mestro.

    Coisa que não farei com os livros da 4th.
    Sim eu irei imprimir os livros que vazaram e usar esses livros para levar de uma casa a outra. E usar as versões “oficiais” em casa, para meu proprio estudo. Isso tudo é claro quando receber um dinheiro que estou esperando.

    No mais, realmente acho caro livros no brasil, mais isso não é culpa das editoras ou mesmo das livrarias, e sim do governo que parece queres esconder do brasileiro livros, colocando impostos por muita coisa.

    Ps.: O valor do imposto sobre LIVRO é 0%, mais o imposto sobre o PAPEL que o livro usa é de 57%, e o valor da TINTA que é usada na impressão em impressoras Off-set é de 38%, ou seja… PRODUTOS CAROS!

  14. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 30 de junho de 2008 ás 13:16

    Bem Alessandro,

    Eu não discordo de você. E adiciono mais umas palavras.
    A mensalidade do D&D Insider é cara, e acredito que nem todos terão a “cacife” para pagar.

    Sobre a Diagramação da SRD, olha o meu caso, eu fiz varios pequenos livros (pequenos mesmo em tamanho A5 – metade de uma folha A4/Sulfite) e diagramei TUDO, com margens, bordas, ilustrações (as que foram liberadas pela wizards) e todo o resto.

    Ao total eram exatos 9 livretos, contendo tudo o que precisava. Mais ainda assim continuo levando o “carniça” (Apelido carinhoso para o meu livro do jogador, que pelo apelido já se pode imaginar o estado) para as aventuras que mestro.

    Coisa que não farei com os livros da 4th.
    Sim eu irei imprimir os livros que vazaram e usar esses livros para levar de uma casa a outra. E usar as versões “oficiais” em casa, para meu proprio estudo. Isso tudo é claro quando receber um dinheiro que estou esperando.

    No mais, realmente acho caro livros no brasil, mais isso não é culpa das editoras ou mesmo das livrarias, e sim do governo que parece queres esconder do brasileiro livros, colocando impostos por muita coisa.

    Ps.: O valor do imposto sobre LIVRO é 0%, mais o imposto sobre o PAPEL que o livro usa é de 57%, e o valor da TINTA que é usada na impressão em impressoras Off-set é de 38%, ou seja… PRODUTOS CAROS!

Deixe uma Resposta

* os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios