Sobre esta entrada:

Entre o Anão e a Cerveja

Irei hoje falar a respeito de umas criaturas que estão presentes nos livros de D&D desde os tempos mais antigos, os Anões.

Nessa edição senti um pouco de falta de “talentos” raça, como já havia dito num tópico anterior, então irei colocar mais alguns talentos para os Anões.

Estágio Heróico (Heroic Tier)

Defesa Anã Jamais Recuar (Never Retreat)

Pré-Requisito: Anão, Qualquer Classe Marcial
Benefício: Recebe o poder “Jamais Recuar” como Poder Racial.

Defesa Anã Jamais Recuar (Never Retreat)

Usando sua resistencia e resiliência, o persoangem aprimora suas defesas.
Á Vontade * Marcial
Movimento (Pessoal)
Efeito: Recebe +1 de bônus em todas as defesas, até o final início do seu próximo turno.

No Chão (Full on Ground)

Pré-Requisito: Anão, Stand Your Ground como habilidade Racial.
Benefício: Recebe +2 de bônus por talento nas jogadas de resistência para evitar de cair ao chão (Fall Prone).

Mente Fechada (Closed Mind)

Pré-Requisito: Anão.
Benefício: Recebe +3 de bônus por talentos nas defesas contra ataques que tenham a palavra-chave “Fear“.

Pé de Ferro (Iron Foot)

Pré-Requisito: Anão, Stand Your Ground como habilidade Racial.
Benefício: Sempre um poder ou efeito que o faça um movimento forçado, pode reduzir o movimento forçado em até 2, ao invés de 1 do Stand Your Ground.

Treinamento Engajado (Close Quarter Training)

Pré-Requisito: Anão
Benefício: Recebe +2 de bônus por talento nas jogadas de ataque com Machados (Axes) e Martelos (Hammers).

Estágio Exemplar (Paragion Tier)

Fúria Anã (Dwarven Fury)

Pré-Requisito: Anão
Benefício: Enquanto empunhar uma arma de uma mão, com as duas mãos, e a arma tenha a propriedade Versátil, recebe +2 de bônus nas jogadas de dano.
Especial: Este bônus não se acumula com a habilidade de arma Versátil.

Estomago Feito em Ouro (Cast-Gold Stomach)

Pré-Requisito: Anão
Benefício: Sempre que usar algum item mágico do tipo Poção (Potion) recupera 5 pontos de vida adicional, além do efeito normal da poção.

Vigor Anão (Dwarven Vigor)

Pré-Requisito: Anão
Benefício: Ao utilizar uma ação de Second Wind, recebe 5 + mod. de constituição pontos de vida temporários.

Veterano de Guerra Anão (Veteran Dwarven)

Pré-Requisito: Anão, Talento Dwarven Weapon Training
Benefício: Adiciona +4 de bônus por talento nas jogadas de dano com Machados (Axe) e Martelos (Hammer).

Estágio Épico (Epic Tier)

Ferimento Profundo (Deep Wound)

Pré-Requisito: Anão
Benefício: Sempre que tiver um sucesso critico (Critical Sucess) em um ataque, o alvo fica no Sem Moral (Resistência Anula), enquanto o alvo estiver sem moral, recebe uma penalidade de -5 nas defesas, e todos os inimigos adjacentes desse recebem uma penalidade de -3 nas defesas.

Racha Cuca (Brain Crack)

Pré-Requisito: Anão, Combat Challenge habilidade de Classe
Benefício: Sempre que realizar um ataque bem sucedido com por meio do Combat Challenge, o alvo fica Dazed até o final da proxima rodada.

Em segunda-feira, 5 de janeiro de 2009 ás 7:20 na categoria para o Mestre, Perícias & Talentos, Poderes, Raças. Você pode acompanhar os comentários desta entrada através do RSS. Você pode comentar este post, ou um trackback de seu próprio site.

19 Respostas a “Entre o Anão e a Cerveja”

  1. leygunNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 8:40

    Fala aew,

    Como sempre, ótimo post. Mas tenho uma pergunta: De qual livro foram traduzdos estes talentos?

    Vlw
    (X.x)o–(‘_’Q)

  2. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 10:20

    Olá Leygun,

    Esses talentos são apenas umas idéias que tive no decorrer de minhas sessões, e acabei fazendo por uma pequena lista de talentos “house rules”.

    Ou seja, não é material traduzido é material próprio.

  3. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 10:20

    Olá Leygun,

    Esses talentos são apenas umas idéias que tive no decorrer de minhas sessões, e acabei fazendo por uma pequena lista de talentos “house rules”.

    Ou seja, não é material traduzido é material próprio.

  4. HeitorNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 10:50

    A Defesa Anã não é meio apelativa? O bônus poderia durar apenas até o próximo turno, por exemplo. O mesmo vale para Mente Fechada e Treinamento engajado. Praticamente não existem talentos que concedam bônus em jogadas de ataque e defesas; estes poderiam ser menores (+1).

  5. Tiago José "Deicide" Galvão MoreiraNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 11:22

    Treinamento Engajado está muito apelativo. Habilidades que aumentam ataques são raríssimas na 4e, e em geral se resumem a habilidades de classe ou Paragon Path. Dar +2 nos ataques, então, é o equivalente a ter 4 níveis a mais que um personagem de mesma classe e nível.

    Gostei da idéia da defesa anã, mas precisa especificar tipo de bônus (power bonus, para não acumular) e duração (até o início de seu próximo turno, imagino), e acho que um nome mais apropriado seria algo como “Stand Your Ground” (“Assegurar a Posição”?) ou “Never Retreat” (“Recuar Jamais”?).

    - Tiago José “Deicide” Galvão Moreira

  6. Tiago José "Deicide" Galvão MoreiraNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 11:22

    Treinamento Engajado está muito apelativo. Habilidades que aumentam ataques são raríssimas na 4e, e em geral se resumem a habilidades de classe ou Paragon Path. Dar +2 nos ataques, então, é o equivalente a ter 4 níveis a mais que um personagem de mesma classe e nível.

    Gostei da idéia da defesa anã, mas precisa especificar tipo de bônus (power bonus, para não acumular) e duração (até o início de seu próximo turno, imagino), e acho que um nome mais apropriado seria algo como “Stand Your Ground” (“Assegurar a Posição”?) ou “Never Retreat” (“Recuar Jamais”?).

    - Tiago José “Deicide” Galvão Moreira

  7. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 11:49

    Heitor e Thiago José,

    Quanto a Defesa Anã, eu apenas esqueci de mencionar a duração, agora já está correto. Ela dura apenas até o final da sua próxima rodada. E Thiago, gostei e muito da sua ideia de nome! Irei usar se não se encomodar.

    Quanto ao “tipo de bônus”, eu prefiro que ela seja comulativa com quaisquer outros bônus de defesa. Lembrando que ela usa sua ação de movimento (que em alguns casos é muito valiosa!)

    O Mente Fechada é mais uma forma de lembrar o quão dificil é “intimidar” um anão, ou mesmo tentar manipular por medo, como vemos em muitos contos e romances de fantasia medieval.

    Além do mais é SOMENTE contra ataques que tenham a palavra chave “Fear”, e a grande maioria dos monstros que possuem ataques com esse tipo de palavra chave, deixa o personagem em alguns status negativo, e não é o “ataque principal”, por isso não vejo problemas.

    Quanto ao bônus por ataque, em muitas vezes os jogadores que usam anão, preferem usar seu maior bônus em Constituição e deixando força como secundário, por isso a necessidade de pouco mais de “chance” para o acerto.

    Entretando a chance de acerto continua na média (em meus antigos calculos era para ser +3 o bônus que faltava para se tornar um bônus ALTO, entretando +2 resolve e muito bem, e ainda mantém o equilibrio).

    Cya

  8. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 11:49

    Heitor e Thiago José,

    Quanto a Defesa Anã, eu apenas esqueci de mencionar a duração, agora já está correto. Ela dura apenas até o final da sua próxima rodada. E Thiago, gostei e muito da sua ideia de nome! Irei usar se não se encomodar.

    Quanto ao “tipo de bônus”, eu prefiro que ela seja comulativa com quaisquer outros bônus de defesa. Lembrando que ela usa sua ação de movimento (que em alguns casos é muito valiosa!)

    O Mente Fechada é mais uma forma de lembrar o quão dificil é “intimidar” um anão, ou mesmo tentar manipular por medo, como vemos em muitos contos e romances de fantasia medieval.

    Além do mais é SOMENTE contra ataques que tenham a palavra chave “Fear”, e a grande maioria dos monstros que possuem ataques com esse tipo de palavra chave, deixa o personagem em alguns status negativo, e não é o “ataque principal”, por isso não vejo problemas.

    Quanto ao bônus por ataque, em muitas vezes os jogadores que usam anão, preferem usar seu maior bônus em Constituição e deixando força como secundário, por isso a necessidade de pouco mais de “chance” para o acerto.

    Entretando a chance de acerto continua na média (em meus antigos calculos era para ser +3 o bônus que faltava para se tornar um bônus ALTO, entretando +2 resolve e muito bem, e ainda mantém o equilibrio).

    Cya

  9. Elda KingNo Gravatar 5 de janeiro de 2009 ás 18:02

    Não faz muita diferença, mas acho que Never Retreat devia ser até o começo do próximo turno e não o final… só porque ia ficar ruim se você tivesse o bônus quando fosse se mover na outra rodada (contra AdO).
    Close Quarter Training eu concordo que +2 é um pouco demais. Lembrando que os guerreiros de machado e martelo já se beneficiam de uma alta constituição, e que em geral essas armas se destacam por ter um dano alto e uma chance de acerto baixa.
    Dwarven Fury acho que devia especificar “armas de uma mão”, porque se não ia ser bom demais para uma arma de duas mãos, ainda por cima porque soma com Dwarven Weapon Training (dois talentos e você pode pegar uma arma exótica e ganhar +4 de bônus de dano!).

    Muito bom! Alguns são um pouco “fortinhos”, mas como anão ficou uma porcaria no PHB acho que não desbalanceia (antes pelo contrário).

  10. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 6 de janeiro de 2009 ás 10:06

    Elda, concordo com você, quanto ao “Never Retreat” já estou arrumando isso.

    Agora quanto ao “Close Quarter Training” apenas faz as jogadas de ataque fiquem equilibradas entre os personagens, entretando em meus calculos, o striker ainda é melhor.

    E também, isso somente funciona para Anões usando machado e martelo, ou seja, simplismente é muito focado, por isso o bônus não se tornou muito apelativo.

    Em minha mesa de jogo o anão está usando esse talento e não me causa problemas.

    Quanto a Fúria Anã, já arrumei, minha idéia era aumentar em 1 a propriedade das armas versáteis, mas acabei não me expressando muito bem.

    Sobre o Dwarven Weapon Training e o Veteran Dwarven, eles não se acumulam, pois o bônus é do mesmo tipo, entretando isso já faz uma bela ajuda, ainda mais se usar as armas anãs com Brutal 3!

    Aí teremos um anão fazendo estrago!

  11. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 6 de janeiro de 2009 ás 10:06

    Elda, concordo com você, quanto ao “Never Retreat” já estou arrumando isso.

    Agora quanto ao “Close Quarter Training” apenas faz as jogadas de ataque fiquem equilibradas entre os personagens, entretando em meus calculos, o striker ainda é melhor.

    E também, isso somente funciona para Anões usando machado e martelo, ou seja, simplismente é muito focado, por isso o bônus não se tornou muito apelativo.

    Em minha mesa de jogo o anão está usando esse talento e não me causa problemas.

    Quanto a Fúria Anã, já arrumei, minha idéia era aumentar em 1 a propriedade das armas versáteis, mas acabei não me expressando muito bem.

    Sobre o Dwarven Weapon Training e o Veteran Dwarven, eles não se acumulam, pois o bônus é do mesmo tipo, entretando isso já faz uma bela ajuda, ainda mais se usar as armas anãs com Brutal 3!

    Aí teremos um anão fazendo estrago!

  12. phil souzaNo Gravatar 6 de janeiro de 2009 ás 13:50

    A habilidade Estomago Feito em Ouro me parece estranha. Não vejo muita logica, mas talvez por associar de forma errada o efeito ao nome. Enfim, ficou otimo shin, parabéns!

  13. RodrigoNo Gravatar 7 de janeiro de 2009 ás 13:12

    gostei das outras, mas essas duas

    “Jamais Recuar (Never Retreat)
    Usando sua resistencia e resiliência, o persoangem aprimora suas defesas.
    Á Vontade * Marcial
    Movimento (Pessoal)
    Efeito: Recebe +1 de bônus em todas as defesas, até o final início do seu próximo turno.”

    está eu acho que deveria ser por encontro, não lembro de nenhum feat que dê uma habilidade como essa e seja a vontade, acho que nem entre os poderes tem muitas dessas

    “Treinamento Engajado (Close Quarter Training)
    Pré-Requisito: Anão
    Benefício: Recebe +2 de bônus por talento nas jogadas de ataque com Machados (Axes) e Martelos (Hammers).”

    acho alto demais, e sem falar que é para dois grupos de armas, isso é sim apelão “pra caralho”, se achar que manter o +2 equilibra, então pelo menos coloca Axes OU Hammers (a escolha do jogador)

  14. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 7 de janeiro de 2009 ás 13:48

    Olá Rodrigo,

    Bem, o Anão é um caso a parte, ele não tem nenhum poder racial. Então já que ele não tem nenhum poder racial, vamos mudar um pouco, e deixa-lo com um detalhe interessante. Lembrando que ele ainda precisa gastar um talento para obter esse poder, e o bônus é muito baixo.

    Quanto ao “+2 no acerto”, ainda está dentro da média. Sério, a matemática na qual fiz não deixou a coisa muito fora do normal. Na verdade a matemática que eu usei deixou a coisa como +3 e não +2… Mas como no post anterior sobre Eladrin o pessoal achou demais (e eu também) então optei por +2.

  15. Jeferson "Shin" Leite BorgesNo Gravatar 7 de janeiro de 2009 ás 13:48

    Olá Rodrigo,

    Bem, o Anão é um caso a parte, ele não tem nenhum poder racial. Então já que ele não tem nenhum poder racial, vamos mudar um pouco, e deixa-lo com um detalhe interessante. Lembrando que ele ainda precisa gastar um talento para obter esse poder, e o bônus é muito baixo.

    Quanto ao “+2 no acerto”, ainda está dentro da média. Sério, a matemática na qual fiz não deixou a coisa muito fora do normal. Na verdade a matemática que eu usei deixou a coisa como +3 e não +2… Mas como no post anterior sobre Eladrin o pessoal achou demais (e eu também) então optei por +2.

  16. Alexandre DracoNo Gravatar 24 de janeiro de 2009 ás 13:59

    Estamos testanto a classe artificer e tenho um player anão que quer pegar o famigerado bônus de +2 do close quarter, hehehe. Acontece que ele ataca com INT usando poderes com descritor weapon, manipulando martelo.
    O que vc acha? Colocar requisito: classe marcial?

  17. Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Elfos mais selvagens! 5 de fevereiro de 2009 ás 7:10

    [...] já falei aqui anteriormente (Anões e Eladrins), e hoje irei me focar nos nossos amigos mais “florestais”, os [...]

  18. Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Pequeninos como nunca! 25 de fevereiro de 2009 ás 9:34

    [...] de posts sobre talentos novos, vou lembrá-los que tem mais talentos para Eladrins, Elfos e Anões, e por final aqui, hoje teremos talentos para nossos pequenos amigos, os [...]

  19. Tomo 4ᵉ » Blog Archive » Compilação de Talentos 22 de setembro de 2009 ás 7:12

    [...] Anão Draconato Elfo Eladrin Halfling Tiefling [...]

Deixe uma Resposta

* os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios